Matheus Salazar, o caçula do ídolo Picuruta, também mostrou que honra a família, garantindo o título brasileiro profissional de SUP Wave, no Ibiraquera Wave Contest, na Praia Ibiraquera, em Imbituba/SC. Aos 20 anos, ele começa a seguir a trajetória do irmão mais velho, Leco Salazar, que foi o primeiro campeão nacional da modalidade, em 2009 e ano passado se consagrou com o título mundial.
Para ser o melhor do Brasil em 2013, Matheus superou na final o carioca Caio Vaz, atual vice-campeão mundial, e os catarinenses Alexandre Takeo, o Magrinho, e Adriano Trinca Ferro. Em ondas de meio metro, ele garantiu duas notas oito, virando o resultado no final. “Fiquei bem feliz com esse título. É uma vitória que ficará marcada para sempre. Mais um título para a família Salazar”, afirmou o surfista de 20 anos, patrocinado por Da Hui, RCH e pranchas Rip Wave.
Assim como no Circuito Mundial, onde foi o 11º colocado em sua primeira temporada, Matheus teve a companhia e orientação de Leco. Os dois se enfrentaram nas quartas-de-final, junto com Caio, numa das baterias mais disputadas do evento. “O Leco surfou muito, pegou altas ondas, e na nossa bateria acabei virando nos minutos finais”, lembrou Matheus.